Residências de Clínica Médica

Neste local, você terá informações sobre todas as residências médicas em clínica médica do nosso estado. Características do serviço, carga horária, relato do residente, estágios, plantões, preceptoria e muitas outras informações práticas.

Caso sua residência não esteja listada, mande-nos um e-mail com todas as informações para que possamos acrescentá-la aqui.

Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Alfenas – UNIFENAS- Alfenas-MG
Prof. Antonio Carlos Lopes

Informações - 1

Hospital Mater Dei (Equipe Clínica Médica I) – Belo Horizonte
Prof. Ivan Cunha Melo e Prof. Jefferson Torres Moreira Penna


Hospital Socor – Belo Horizonte-MG
Dra. Bernadete Cattete Blom


Hospital Felicio Rocho

O Hospital Felício Rocho (www.feliciorocho.org.br):

Instituição filantrópica com atendimento de pacientes particulares (planos de saúde) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Aproximadamente 300 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias, 40 leitos de CTI adulto, 15 leitos de CTI pediátrico, 20 salas de cirurgia e  Pronto-Socorro 24 horas. O Hospital dispõe ainda de 2 tomografias computadorizadas sendo uma multi-slice, 1 ressonância nuclear magnética e 2 aparelhos de hemodinâmica. Oferecemos também os serviços de endoscopia digestiva, transplantes, epilepsia, radioterapia e hemodiálise, dentre outros.

Preceptoria da Clínica Médica (Exclusiva de Clínicos Gerais):

    Coordenação: Dr. José Olinto Pimenta de Figueiredo
    • Dr. Alaor Vieira de Almeida
    • Dr. Clementino Mendonça de Pereira Procópio
    • Dr. Sinval Lins Silva
    • Dr. Renato Anderson Neves Pinto Silva
    • Dr. Simone Samaan Bacha
    • Dr. Eduardo Fonseca Sad
    • Dr. Rogério Pereira de Castro
    • Dr. Angelo Pimenta Macedo
    • Dr. Breno Figueiredo Gomes
    • Dra. Ana Carolina Mendonça Procópio

    A Residência é reconhecida pelo MEC e a especialização é reconhecida pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

    A Nossa Residência

    Relato do Residente Rodrigo Silveira Santos:

    “ A residência de Clínica Médica do Hospital Felício Rocho é muito boa. A carga horária maior da residência é na enfermaria. No R1 o residente fica 10 meses na enfermaria, 01 mês no Pronto Socorro (PS) e 01 mês de férias. No R2 são 5 meses na enfermaria, 3 meses no Centro de Terapia Intensiva (CTI), 01 mês na Cardiologia, 01 mês na Nefrologia, 01 mês na Gastroenterologia e 01 mês de férias.
    O Hospital Felício Rocho é um hospital que tem boa estrutura para propedêutica e terapêutica, o que contribui muito para o aprendizado durante a residência.
    A parte teórica é composta da seguinte forma: aulas de RX tórax, Tomografia de tórax e espirometria às terças-feiras à tarde; reunião clínica de todos residentes e preceptores às quartas-feiras, onde são apresentados casos clínicos e discutidos artigos; grupos de discussões (GDs) às quintas-feiras quinzenalmente; provas de avaliações trimestrais com os temas dos GDs e das aulas de quarta-feira.
    As atividades de enfermaria da residência são compostas da seguinte forma: há 4 sub-equipes de clínica médica, sendo que ficam 2 residentes em cada equipe e todos residentes passam pelas 4 sub-equipes; todos os dias de manhã os residentes passam em todos os pacientes com os preceptores e depois reunimos para discutirmos os casos, condutas e assuntos teóricos pertinentes aos casos; após a discussão os residentes evoluem os pacientes e fazem as prescrições; no período da tarde tem outra visita médica aos pacientes; temos plantões diurnos, noturnos, nos finais de semana e nos feriados; nos plantões noturnos de domingo a quinta-feira o residente que faz o plantão não trabalha no outro dia (pós-plantão); durante os plantões o residente tem que reavaliar pacientes, fazer admissões e interconsultas de outras clínicas; os preceptores são muito presentes e prestativos.
    O atendimento ambulatorial é realizado no ambulatório de Insuficiência Cardíaca do Hospital da Clínicas, atendimento de convênios no ambulatório do Hospital Felício Rocho e no ambulatório das especialidades.
    Os estágios nas especialidades são realizados no próprio Hospital Felício Rocho e são em sua maioria muito produtivos.”

    Informações: breno@clinicamedica.org.br

     


Hospital Belo Horizonte – Gestho – Gestão Hospitalar
Prof. Dr. José Benedito Reis Carvalho

Informações - 3

Hospital São João de Deus – Divinópolis-MG
Dr. Rufino de Freitas Silva

Informações - 4

Hospital Márcio Cunha – Fundação São Francisco Xavier – Ipatinga-MG
Prof. Dr. Aloísio Bemvindo de Paula
Informações - 5


Hospital Luxemburgo/Mario Penna – Belo Horizonte – MG
Dra. Aline Camille Yehia e Dr. Eduardo Lucio B. Cabral
Informações - 5

 

 

Sociedade Brasileira de Clínica Médica – Regional Minas Gerais
Av. João Pinheiro, 161 – Centro – Belo Horizonte – Minas Gerais – CEP 30130-180
Telefone: (31) 3247-1613